O Que Você Quer Ser Quando Crescer?
Você cresceu? Sim caro leitor. É com você mesmo, que estou falando! Não sei a sua idade, mas a pergunta em questão, nada tem a ver com a sua idade ou estatura. Hoje iremos conversar mais de pertinho, mais íntimo, olho no olho, assim como faço com meus melhores amigos, pois nosso assunto de hoje nos conduzirá a uma viagem no tempo, na minha máquina do tempo. Embarque comigo, aqui tem espaço pra todo mundo. Nela viajaremos até as nossas infâncias, e quem sabe juntos, consigamos descobrir algum fragmento precioso que tenhamos deixado para trás, mas que nos faça lembrar, sobretudo que, ser gente grande é uma coisa, mas crescer vai muito, além disso.
Tenho visto tantas pessoas perdidas, “Ceguinhas da Silva”, todas elas perdidas em algum ponto no tempo e espaço. Transeuntes de uma estrada de dúvidas, sinalizada com enormes pontos de interrogação, onde a única bifurcação os leva para os caminhos do “Ter” e do “Ser”, acredite, poucos dos míopes que circulam nessa estrada, conseguem definir qual dos dois caminhos seguir e quando fazem, se apegam na maioria das vezes ao caminho do “Ter”, o que é totalmente compreensível, se levarmos em consideração o quanto esse caminho é mais acessível e nos conduz, em curto prazo, a uma deliciosa zona de conforto. O Caminho do “Ter” é maravilhoso. Nele, a única coisa que você “não pode Ter” é a vontade de “Ser”, isso não. É contra as regras. “Ser” é o primeiro passo, antes do “Ter”. Muitos não enxergaram esse caminho, os que enxergaram, não o quiseram. Seja como for, o caminho do “Ser” está lá, naquele mesmo “Bat Canal” e no mesmo “Bat horário”, perdido entre suas Rosquinhas Mabel, bolinhos de chuva e o Quik de Morango, que a essa altura, já está cheio de baba e farelo.
Pois é, acho que já estão começando a se lembrar desse lugar, é assim mesmo, a máquina do tempo nos deixa um pouco zonzos, mas logo nos acostumamos, afinal, estamos mais uma vez em casa, livres no caminho do “Ser”. Afinal, “Ser” é tudo que queremos neste momento. “Ser” Bombeiro, Médico, Dentista, Homem Aranha, Batman, Ultraman, Pernalonga, “o moço que sobe no poste” (se referindo ao profissional que troca as lâmpadas do poste), por que “Ser” isso? Simples. –“Porque é legal, porque a gente fica lá no alto” – essa seria a resposta. Simples e objetiva. Aqui, no caminho do “Ser”, quando a gente pensa em “Ter”, estamos nos referindo a “Ter” O cinto de utilidades do Batman; A Capa do Super Homem; O Sabre de Luz do Luke Skywalker; O Bracelete da Mulher Maravilha e a Espada do Zorro. Por quê? Simples. - “Manhê como vou salvar o mundo sem “Ter” meus equipamentos?”
Tá Lembrando como é aqui, no caminho do “Ser”? Aqui ninguém lhe pergunta – “O que você quer “Ter” quando crescer? – Perguntam – “O que você quer “Ser” quando crescer? – Viu? Crescer. E não, ser Grande. Aqui, no caminho do “Ser”, quando nos fazem perguntas como esta, nosso subconsciente conduz até nossas pequeninas bocas, uma resposta recheada de sonho, emoção, admiração e com pitadas de utopia. Aqui ninguém quer ser o bilionário Bruce Wayne, ele é sem graça. Aqui queremos ser o Batman, ele é o Cara! Por quê? Ora, pra dar uns cascudos no Coringa, salvar a mocinha e toda Gotham City, tem coisa melhor que isso? Quando respondemos que queremos “Ser” Médicos, nosso único objetivo é andar de jaleco branco ( porque é muito maneiro) e salvar vidas, o resto é balela. E “Ser” Bombeiro então? Nossa, o máximo! E “Ser” Engenheiro, Taxista, Piloto, Cozinheiro, Cantora, Atriz, e tantas outras? Seja qual for sua escolha, você está completamente desapegado ao caminho do “Ter”. Aqui, as únicas coisas que você precisa “Ter”, são os apetrechos para sua brincadeira favorita e um pouco de espaço. Sua recompensa? Só as melhores. Vidas salvas, uma nova canção, os aplausos da platéia e o sorriso sincero de gratidão.
Molhe mais uma rosquinha no seu Quik de Morango e respire, pois tenho uma notícia de última hora. Irei abandoná-los bem aqui, neste ponto. Pois é, esqueci de avisar que a viagem era só de ida. Aproveite a estadia, pois esse mundo é todo seu! Reviva cada momento, seja o seu herói ou heroína favorito, seja o que quiser “Ser”, mas acima de tudo, seja você mesmo. E assim quem sabe, quando estiver novamente diante daquela bifurcação entre o “Ter” e o “Ser”, você tenha sabedoria para responder, O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER.


Sensacional o texto Dami, profundo, criativo e além de tudo muito inteligente!!!!Orgulho de poder compartilhar de suas idéias e ideais!!!!!!!!Grande abraço
ResponderExcluirLuiz meu irmão...
ResponderExcluirObrigado pelas palavras de incentivo.
Também tenho muito orgulho de poder escrever textos para leitores tão especiais.
Obrigado mais uma vez!!!
Parabéns pelos posts, estão muito bons. Nem sempre posso fazer algum comentário, as vezes esqueço, confesso...mas tenho curtido muito.
ResponderExcluirContinue assim, vc tá ótimo!
Me amarrei. :)
ResponderExcluir